TUTORIA E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Francisnaine Priscila Martins de Oliveira, Claudia Maria de Lima

Resumo


Este trabalho discute a docência na educação a distância problematizando a tutoria no ensino superior nessa modalidade, pautando-nos na análise dos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância e em documentos que orientam o trabalho docente nas instituições parceiras do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), bem como em alguns dados da pesquisa de doutorado que temos desenvolvido sobre os modelos de tutoria dos cursos de Pedagogia das IES parceiras da UAB e a profisssionalização do tutor virtual desses cursos. Abordamos: 1)A expansão do ensino superior e a educação a distância; 2)A tutoria e o tutor nos documentos analisados; 3) A tutoria e o tutor nos cursos de Pedagogia das IES parceiras da UAB. Finalizamos apontando  a tutoria  como um processo complexo de alargamento/estreitamento da docência e a necessidade de revisões das condições de trabalho, de remuneração e de vínculo institucional dos profissionais que se envolvem com a educação a distância.

Palavras-chave


Ensino Superior. Educação a Distância. Docência. Tutoria.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.