A CONSOLIDAÇÃO DOS POLOS UAB COMO ESPAÇOS DE INTERIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA – EAD DA UFES, NO POLO UAB DE ITAPEMIRIM/ES

Silvana Batista Sales Pereira

Resumo


A proposta deste trabalho é analisar a importância dos Polos UAB enquanto novos espaços-tempos de formação universitária de professores, empregando o estudo de caso, numa perspectiva de abordagem qualitativa. Utiliza-se das técnicas de pesquisa documental e bibliográfica para relatar a experiência da implantação do Curso de Licenciatura em Física-EAD da UFES, no Polo UAB de Itapemirim/ES, no período de 2007 a 2012, inserida no contexto da política de interiorização desta IES e do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/DED/CAPES. A pesquisa revela avanços e desafios à consolidação desta política, bem como as muitas formas, usos e apropriações dos saberes e fazeres que vêm sendo produzidos pelos estudantes da EAD, para além do “território” ou campus universitário, tradicionalmente instituído em nosso Estado e país. Espera contribuir à complexa tarefa de res/significação dos Polos UAB e da consolidação desta modalidade educacional, como forma de democratização de acesso ao ensino superior público e de qualidade.

Palavras-chave


Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Polo de Apoio Presencial; Licenciatura em Física; UFES.

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