A PESQUISA SOBRE DIDÁTICA NOS CURSOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TENDÊNCIAS E LACUNAS

Nanci Neves Cardim, Dominique Maciel, Sonia Regina Mendes

Resumo


O trabalho observa a didática como “teoria do ensino e aprendizagem em todas as situações e todos os contextos possíveis” nos cursos de educação a distância (EAD). Com breve análise acerca das pesquisas nas questões pedagógicas em cursos superiores de formação de professores na modalidade EAD, questiona-se: Até onde a didática tem sido alvo de pesquisas na EAD? Foi verificado o banco de teses e dissertações da CAPES.  Em 100 trabalhos com a palavra-chave EAD, uns 20 se referem sobre o tema, porém disponíveis só em resumos. A solução para acessar as dissertações inteiras foi pesquisar nos bancos de dados das universidades.  Após a seleção de 4 dissertações realizamos o exercício comparativo, e análise dos pressupostos estabelecidos por Moore: a distância transacional nas suas concepções constitutivas, diálogo, estrutura e autonomia. Os resultados, longe de servir de parâmetro, sinaliza a necessidade de mais pesquisas, e da importância da didática para a construção dos cursos na modalidade EAD.

Palavras-chave


Didática, Educação a Distância, distância transacional

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.