REFLEXÕES SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Carmen Maria Cipriani Pandini, Tania Regina da Rocha Unglaub

Resumo


Esse artigo tem o propósito de levantar algumas reflexões sobre o uso das tecnologias digitais como estratégias de mediação na formação dos professores e no fazer pedagógico tendo como lócus o Curso de Pedagogia a Distância do CEAD/UDESC, que busca a democratização do conhecimento, a formação de qualidade e o compromisso social com a sociedade com políticas de inclusão e ampliação do acesso ao ensino superior.  O estudo centra-se na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino desenvolvido no Curso de Pedagogia a Distância. São apresentados os procedimentos operacionais do Estágio e Prática Pedagógica como Componente Curricular nas disciplinas metodológicas dessa instituição que busca democratizar o aprendizado da construção de uma prática pedagógica reflexiva e articuladora entre teoria e prática, mediada pelo uso das tecnologias digitais. Esta proposta tem contribuído para a formação de professores de forma inclusiva e democrática, atendendo a todos que o buscam. Nesse contexto, é apresentada a experiência vivenciada por um aluno cego, que desenvolveu o estágio curricular num espaço educativo hospitalar. Embora cego, pode construir seus saberes pedagógicos mediados pelo curso de pedagogia à distância, utilizando as tecnologias digitais. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta experiência foi a Pesquisa-ação. Tida como uma forma de associar modos de ação a uma proposta de formação que visa a uma continuidade foi incorporada como proposta pedagógica – do curso e como um dos eixos norteadores do Curso de Pedagogia mesclando-se aos princípios da interdisciplinaridade e à unidade teoria e prática.

Palavras-chave


Educação a Distância. Tecnologias digitais. Formação de professores. Democratização do conhecimento.

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