AS CONVERGÊNCIAS DA EAD COM O ENSINO PRESENCIAL: O CASO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL DO IFRN

Carla Aguiar Falcão, Ilane Ferreira Cavalcanti, Girlene Moreira da Silva

Resumo


Este artigo se debruça sobre as convergências das modalidades presencial e a distância da oferta da Licenciatura em Letras Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Parte de uma retomada do processo de elaboração da primeira oferta desse curso no IFRN e toma como aporte teórico o conceito de rizoma (DELEUZE e GUATARI, 1995) aplicando-o à educação em rede a partir da perspectiva de Kenski (1998). Pretendemos observar os principais obstáculos enfrentados na implantação da licenciatura em Letras Espanhol e a distância do IFRN, além de refletir sobre as dificuldades de caráter infraestrutural da oferta na modalidade a distância. Dessa reflexão e dessa experiência, nem sempre fluida, muitas vezes tensa e bastante profícua, têm surgido soluções para a construção de práticas capazes de promover não só a integração entre educação a distância e educação presencial, mas a busca por soluções na articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave


educação a distância, ensino de língua estrangeira, formação de professores

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