CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Marise Maria Santana da Rocha, Leonardo Cristian Rocha, Ludymilla Anunciação Cunha

Resumo


A presente pesquisa  buscou analisar concepções e práticas de avaliação em educação a distância (EaD), entre professores, tutores e alunos, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, nos cursos de Especialização em Educação Empreendedora e em Práticas de Letramento e Alfabetização, oferecidos pelo NEAD da UFSJ, na modalidade a distância. A análise dos dados tornou possível  constatar que, em sua maioria, os sujeitos aprovam a modalidade de educação a distância (EAD) e os instrumentos e técnicas avaliativas que se apresentam nos cursos investigados, apesar de detectarem algumas falhas no processo de avaliação atual e a necessidade de melhorias nessas práticas. Esses resultados possibilitaram a explicitação das concepções de avaliação presentes entre os diversos atores que compõem o ensino a distância, sendo que a sistemática avaliativa dos cursos investigados  foi bem aceita e que a prática avaliativa neles adotada tem, ainda que necessite de modificações,  atendido às expectativas da maioria dos cursistas e demais atores do processo.

Palavras-chave


Educação a Distância; avaliação; novas tecnologias.

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