EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO PRESENCIAL: CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Elizabete Monteiro de Aguiar Pereira, Luiz Antônio da Rocha Andrade

Resumo


O presente trabalho é o resultado da pesquisa sobre educação a distância e ensino presencial buscando levantar junto a docentes do Instituto Federal de Santa Catarina que trabalham nas duas modalidade as possíveis transferências de enfoque metodológico entre uma e outra. Professores que atuam em instituições de ensino, que aderiram aos dois macros programas federais em desenvolvimento no Brasil - a Universidade Aberta do Brasil e o Ensino Técnico à Distância - E-Tec Brasil, vivenciam a cultura do ensino presencial e a cultura da educação a distância. Com base em análise bibliográfica, entrevistas e questionários aplicados com docentes do Instituto Federal de Santa Catarina, este estudo demonstra que  práticas e conceitos da educação a distância estão convergindo para o ensino presencial e formando metodologias híbridas e mescladas com as tecnologias da informação e comunicação.

Palavras-chave


educação a distância, ensino presencial, tecnologias de informação e comunicação, tecnologia no ensino superior.

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