TEORIAS DE APRENDIZAGENS NA EAD: FUNDAMENTAÇÃO NO USO DOS RECURSOS DE DESIGN INSTRUCIONAL E DESIGN INTERACIONAL

Reginaldo Aparecido Gotardo, Helcimara Affonso de Souza, Estevam Hruschka Junior, Delaine Borin Gineli Viana

Resumo


A evolução dos ambientes de aprendizagem através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo a Web, proporcionou mudanças significativas na forma como os materiais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem são utilizados. Novos instrumentos, novas ferramentas vão sendo elaboradas e disponibilizadas pela academia no sentido de buscarmos a cada dia, a melhoria no processo de ensino x aprendizagem, tão perseguidos pelas instituições de ensino superior, comprometidas com a qualidade e excelência no ensino. METODOLOGIA: trata-se de relato de experiência, com revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. CONSIDERAÇÕES: É preciso preocupar-se com o desenvolvimento destes materiais, tanto no contexto instrucional, quanto na interação da interface (ou meio) usada para atingir o público-alvo (os aprendizes). Para tanto, este artigo apresenta a relação entre duas importantes áreas envolvidas na criação de artefatos de aprendizagem em ambientes educacionais, sobretudo virtuais, os chamados AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem): O Design Instrucional e o Design de Interação.


Palavras-chave


Tecnologia de Informação e Comunicação; Design Instrucional; Design de Interação, Educação a Distância.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.