PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE NA EAD: MATERIAL DIDÁTICO E TUTORIA NA CONSTRUÇÃO DA SALA DE AULA DE UMA DISCIPLINA

Fabrícia Vellasquez Paiva, Anne Caroline Silva Gonçalves, Mariane Diaz

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo socializar algumas ideias de uma pesquisa, ainda incipiente, sobre a formação docente na EAD. Parte de reflexões teórico-conceituais da proposta disciplinar da Prática de Ensino I – que se caracteriza como Didática Geral e é ofertada a vários cursos de diferentes naturezas – de um Programa de Educação a distância das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. A proposta de estudo surge com o processo de construção da sala de aula virtual da disciplina em questão e parte de duas questões principais: a forma como o ambiente virtual pode ser organizado, na tentativa de aproximar ainda mais o aluno à sala de aula, especialmente o aluno de licenciatura; a possibilidade de uso do material didático como forma de construção reflexiva também nesses espaços de interação. Privilegiamos, como atividades avaliadas, os fóruns de discussão, por serem lócus de comunicação mais aberta, em que o diálogo pudesse se constituir mais livremente, sobretudo quanto às reclamações e/ou sugestões de estrutura de uma sala de aula. Os procedimentos metodológicos contam com uma pesquisa qualitativa e participante, em que os próprios professores-tutores e a coordenação são também a equipe da pesquisa. Por meio da análise do discurso, pretendemos confrontar resultados pelo cruzamento dos discursos dos alunos ainda nesse momento da disciplina e as respostas ao instrumento a ser aplicado aos egressos. No momento, a pesquisa encontra-se em fase de coleta dos dados, para posterior definição das categorias de análise. Esperamos que esse material possa auxiliar nos debates sobre a construção das salas de aula virtuais, como uma experiência também possível aos professores em formação.

Palavras-chave


didática; formação; material didático; educação; tutoria

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.