AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES OFERECIDO PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UFU

Marisa Pinheiro Mourao, Luciana Charão de Oliveira, Gabriela Martins Silva, Mara Dutra Ramos Rios

Resumo


Este trabalho apresenta resultados obtidos a partir da análise do curso de “Formação de Tutores para atuar na Educação a Distância”, oferecido pelo Centro de Educação a Distância (CEaD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no ano de 2010 e 2011, para cinco turmas de candidatos a tutores. A proposta do curso contemplou a formação de tutores visando atender a demanda de profissionais qualificados para atuarem nos cursos de formação inicial e continuada oferecidos pela UFU, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Como objetivo geral, procuramos analisar as contribuições do curso de formação de tutores em termos de aquisição de conhecimentos e preparação dos alunos para atuar como tutores na EaD da UFU. Para avaliação do curso a equipe do CEaD elaborou um questionário que foi utilizado como instrumento para coleta de dados, aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle. De um total de 599 alunos que participaram do curso, 488 responderam ao questionário e os dados apontaram a importância do curso de formação de tutores, pois esses participantes tiveram a oportunidade de conhecer os recursos do Moodle e as principais características da EaD na UFU. Quanto à avaliação final 93% dos alunos consideraram que o curso contribuiu para a compreensão das funções do tutor e apresentou elementos importantes para a sua atuação na EaD. Em todas as ofertas do curso foi possível identificar que os alunos desenvolveram habilidades comunicacionais essenciais para o trabalho com EaD, bem como saberes e práticas relacionadas a esta modalidade de educação.

Palavras-chave


curso de formação a distância, tutoria.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.