FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR – UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA MESMA UNIVERSIDADE EM MODALIDADES DIFERENTES: PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Selma Leila Bergo Martins

Resumo


O presente trabalho analisa o Currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, nas duas modalidades que ele se apresenta: presencial e a distância, buscando estabelecer relações ou diferenças entre uma e outra modalidade e identificando os fatores considerados para que houvesse essa flexibilização. Para o desenvolvimento dessa proposta, foi utilizada uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, sendo que o principal objetivo foi o de apresentar quais fatores influenciaram na escolha das disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia. A realização deste Trabalho permitiu constatar que não há diferença de qualidade entre as modalidades nas quais se apresentam o Curso de Pedagogia da UFSCar. Ambas atendem às necessidades dos alunos que a recebem: uma trabalha com disciplinas mais adequadas para um público jovem, inexperiente profissionalmente e que, via de regra, está cursando a primeira graduação, já a segunda modalidade trabalha com alunos mais maduros, já inseridos no mercado de trabalho e que necessitam refletir sobre suas práticas atuais.


Palavras-chave


Curso de pedagogia da UFSCar. Presencial e a Distância. Constituição curricular. Relações e diferenças

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