PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES ONLINE

Elmara Pereira de Souza, Eduardo David de Oliveira

Resumo


O estudo tem como objetivo cartografar a produção de subjetividade em ambiente virtual de aprendizagem. A principal pergunta que norteia a investigação é: a partir de uma experimentação para criar condições de possibilidade de formação de docentes online, que subjetividades são produzidas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e como se processam? Os fundamentos dessa investigação encontram-se nos pressupostos teóricos de Deleuze e Guattari, em especial, nos conceitos de agenciamento, acontecimento, linha de fuga e subjetividade e de Mikhail Bakhtin no que se refere ao dialogismo. Aexperimentação teve a proposta de criar condições de possibilidade para a formação de professores de curso online, buscando encontrar linhas de fuga no processo de formação, a partir de espaços abertos de produção de subjetividades.Os resultados evidenciam que, no AVA são produzidas subjetividades autorreferentes, singulares, assim como subjetividades massificadoras, homogeneizadoras.

Palavras-chave


Educação online. Construção do conhecimento. Formação de docentes online. Ambiente virtual de aprendizagem.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.