APRENDIZAGEM NAS REDES SOCIAIS: COLABORAÇÃO ONLINE NA PRÁTICA DE ENSINO PRESENCIAL

Adriana Alves Novais Souza, Henrique Nou Schneider

Resumo


O trabalho objetiva promover uma discussão sobre as possibilidades e desafios da utilização das redes sociais no ambiente escolar, enxergando-as como recurso pedagógico fomentador de uma aprendizagem colaborativa em ambiente virtual para ser aplicada à prática pedagógica de ensino presencial. Trata-se de uma pesquisa realizada entre docentes de uma escola da rede pública de ensino, evidenciando os resultados obtidos através da aplicação de um questionário que buscou delinear o perfil e a relação dos docentes com as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas práticas. Diante do estudo, percebe-se que, ao elaborar propostas de ensino que permitam a utilização das tecnologias online, especificamente as redes sociais, de forma pedagógica, o docente estará promovendo maior autonomia do aluno.


Palavras-chave


aprendizagem colaborativa, interação, redes sociais.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.