O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UAB-UFSCAR SOB A ÓTICA DE SEUS PARTICIPANTES

Maria Betanea Platzer, Márcia Regina Onofre, Carlos Eduardo Candido Pereira, Maria Iolanda Monteiro, Aline Sommerhalder, Fabiana Marini Braga

Resumo


O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura em pedagogia a distância da UFSCar, teve início em maio de 2011. A sua proposta é a de desenvolver ações para a troca de experiências e aprendizagem de todos os participantes. O PIBID visa a melhoria da formação dos alunos, futuros professores, por meio do contato deles na colaboração de atividades com os docentes nas escolas, estabelecendo parcerias entre a rede escolar e a universidade. Desde o início do programa estão envolvidos: 1 coordenador de sub-área,  14 bolsistas (8 bolsistas do polo de apoio presencial de Jales e 6 bolsistas do polo de São José dos Campos), 2 professoras supervisoras das mesmas localidades indicadas e 7 professores orientadores (docentes do curso de pedagogia da UAB-UFSCar). Com o objetivo principal de apoiar os professores em formação da modalidade a distância no processo de construção e reconstrução de conhecimentos para um ensino bem sucedido estabeleceu-se parceria entre os docentes da escola pública e os docentes da universidade. Optou-se por iniciar uma conversa de forma compartilhada partindo do levantamento de “sonhos” de todos os participantes. O processo de formação profissional ocorre a partir do uso de tecnologias educacionais (ambiente virtual de aprendizagem, materiais audiovisuais e webconferências) e de intervenções diretas, realizadas no próprio cotidiano das escolas parceiras e grupos de estudos com periodicidade quinzenal. Os resultados obtidos ao longo desse processo sob o olhar dos diferentes envolvidos revelam: estabelecimento da parceria entre universidade e rede de ensino de maneira positiva; reflexão e compreensão da teoria e da prática por todos os envolvidos; formação continuada das professoras das escolas e dos professores da universidade; aprendizagem compartilhada em sala de aula; melhoria do rendimento escolar dos alunos nas salas em que os bolsistas realizaram as atividades; melhoria na formação inicial dos alunos bolsistas.

Palavras-chave


PIBID; EaD; parceria universidade-escola; formação inicial e continuada.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.