CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA CIDADÃ PARA A FORMAÇÃO “PELA” E “PARA” CIDADANIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Jaciara de Sá Carvalho

Resumo


Desejamos saber se a Educação Superior a distância tem cumprido uma de suas finalidades: a formação para a cidadania. Entre os caminhos que estamos percorrendo em nossa pesquisa, nos deparamos com a experiência, considerada bem-sucedida, da Escola Cidadã, que apresenta alternativas para uma educação "para" e "pela cidadania". Assim, no presente artigo, tratamos brevemente da experiência da Escola Cidadã e contrapomos seus valores, princípios e práticas aos da educação tradicional. Então, relacionamos essa reflexão com algumas questões pertinentes à Educação Superior pública a distância. Nossa aproximação com fundamentos e ações de EaD, em especial a implementada pelo sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, partem de algumas propostas consideradas neoliberais para a Educação apontadas por Gadotti (2010). Por fim, a partir das relações estabelecidas, questionamos se naquele contexto seria possível formar, a distância, educandos "pela" e "para" cidadania.


Palavras-chave


Educação a Distância, cidadania, Escola Cidadã, tutor, Educação Cidadã.

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