A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA E O COMBATE À HOMOFOBIA

Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes

Resumo


O presente trabalho se ocupará em analisar os avanços da Educação a Distância ocorridos a partir das transformações dos meios de comunicação, sobretudo com o desenvolvimento na área da internet, que possibilitaram a veiculação de informações revolucionando as noções de tempo e espaço. Neste sentido, tomaremos como objeto de análise o curso de formação continuada a distância intitulado Gênero e Diversidade na Escola (GDE), que através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) levaram o conhecimento sobre a temática a lugares em que não havia um campus universitário, possibilitando que professores de várias cidades brasileiras pudessem tomar contato com as questões de gênero, de sexualidade, raça/etnia e orientação sexual. É sobre este último aspecto que nos deteremos neste artigo, pois a Homofobia tem trazido inúmeros problemas para o interior das escolas, preocupando os educadores, pois não há preparo para trabalhar com as questões vinculadas à orientação sexual gerando silenciamento por parte da comunidade escolar e perpetuação da violência contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. O GDE tem como objetivo preparar os profissionais da educação para lidar com os casos de preconceito e discriminação, algo que não seria possível se não fosse pelo alcance da Educação a Distância, que levou o curso a lugares que não possuíam estrutura física para recebê-lo.

Palavras-chave


Educação a Distância; Formação Continuada de Professores; Homofobia; Instituição Escolar.

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