EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO GLOBAL MEDIADA PELOS INSTRUMENTOS DA TUTORIA

Josenir Hayne Gomes, João Carlos Relvão Caetano

Resumo


Esta é uma reflexão sobre o papel do tutor nos novos ambientes comunicacionais de aprendizagem virtuais (AVAs) e das interações em redes sociais utilizados pela Universidade Aberta (UAb), de Portugal, com estudantes de todo o mundo. Os autores indagam o modo como, na UAb (uma universidade pública de investigação e ensino especializada na educação a distância), se processa a colaboração no âmbito da comunidade educativa. Conclui-se que a gestão da aprendizagem faz-se segundo particulares condições de flexibilidade e interatividade, na base de um modelo pedagógico específico. Mais se conclui que os resultados de aprendizagem dependem de específicas condições de diálogo, criação e controle dos processos de aprendizagem, por parte de professores e tutores, mediante a utilização de ferramentas de gestão e autoria que permitem a participação dos vários agentes nos referidos ambientes virtuais de aprendizagem. Dá-se atenção à figura do tutor, no âmbito da estratégia de desenvolvimento da UAb.


Palavras-chave


UAb, comunidade educativa, tutoria, tecnologia, cidadania.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.