FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EAD: SUPERAÇÃO DE LIMITES E LIMITES DA SUPERAÇÃO

Aline Gabriele Pereira, Jacqueline de Castro Laranjo, Fernando Selmar Rocha Fidalgo

Resumo


O presente artigo objetiva debater a Educação a Distância como instrumento para a formação continuada de professores, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica de autores que discutem o assunto em questão. Apresenta-se, em primeiro lugar, a importância do chamado lifelong learning na sociedade atual e com ela a necessidade ainda maior de manutenção de um processo de formação ao longo da vida, principalmente quando se trata da profissão docente; em seguida inicia-se o debate acerca da Educação a Distância, apresentando argumentos que a habilitam para a oferta de cursos de formação continuada de professores. No terceiro tópico, busca-se estimular o debate sobre as limitações dessa modalidade de ensino, num contraponto às qualidades apresentadas anteriormente. Por fim, apontam-se possíveis caminhos para solucionar esses problemas sem ter, contudo, pretensão de esgotar o debate.

Palavras-chave


Educação a Distância; Formação de professores; Lifelong learning.

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