PROCEDIMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Aila Stefania de Almeida, Ana Paula Araujo Fonseca, Ana Letícia Simonato Barboza

Resumo


A Educação a Distância surgiu, ao final do século XIX, como forma de possibilitar o acesso à educação por pessoas que residiam em locais distantes. Para a Análise do Comportamento a função da educação é garantir que os indivíduos tenham acesso aos conhecimentos acumulados socialmente e aprendam comportamentos que serão vantajosos no futuro. Nesse sentido, entende que ensinar é a relação entre as intervenções que o professor faz e as modificações produzidas no comportamento do aluno. Este trabalho possui como objetivo apontar as contribuições que a Análise do Comportamento tem a oferecer ao procedimento de ensino utilizado nesta modalidade educacional. Portanto, são explicitadas possibilidades para a elaboração do planejamento do programa de ensino, material didático e acompanhamento do aluno. Buscou-se demonstrar as contribuições que a Análise do Comportamento tem a oferecer ao planejamento das condições de ensino.

Palavras-chave


Procedimento de ensino. Análise do comportamento. Educação a distância.

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