EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EVASÃO: ESTUDO DE CASO DA REALIDADE NO POLO UAB DE FRANCA

Cláudia Alexandra Bolela Silveira

Resumo


Esta pesquisa consistiu em conhecer os índices e as causas de evasão dos alunos matriculados nos cursos de EaD ofertados no Polo UAB de Franca. A pesquisa realizada configura-se como um estudo de caso de caráter qualitativo. O instrumento de coleta de dados foram os relatórios dos cursos e os termos de desistência apresentados pelos alunos. Os dados evidenciaram um índice de 19,4% de evasão no Polo UAB de Franca concentrados nos cursos da área de Exatas e Diversidade. As categorias levantadas ao analisar os dados destes cursos foram Limite Pessoal e Profissional, Relação Interpessoal, Aspectos Referentes ao Curso, e Tutoria, das 05 categorias, 03 delas se referem ao Curso, ao Polo e à Tutoria. Assim, este estudo abre possibilidades de intervenção para diminuir esta incidência de evasão no Polo.


Palavras-chave


Ensino a Distância; Evasão; Educação; Universidade Aberta do Brasil.

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