AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: BASES DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA E EMANCIPADA PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM IES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Marco Antonio Nicotari, Mário Nishikawa Nishikawa

Resumo


O presente artigo tem o objetivo apresentar o resultado de um estudo a respeito de avaliação institucional (AI), onde a Instituição de Ensino Superior (IES) particular que possui o sistema de Educação a Distância (EaD) possa constituir a sua autoavaliação oficial prevista na Lei Federal 10.861 de 14 de abril de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, considerando os seus valores culturais que criam maior sinergia com os propósitos institucionais. A metodologia de pesquisa fundamentou-se num levantamento teórico sobre as características de instituições que possuem EaD e, também, sobre AI. Ao final, na terceira parte da pesquisa, uma proposta de bases que contribuem para uma AI conforme a realidade da IES. A contribuição social da presente pesquisa sugere alguns procedimentos que embasam a formatação da AI, envolvendo o contexto administrativo e pedagógico da instituição, tornando o processo participativo, emancipado e democrático.

Palavras-chave


autoavaliação, IES, EaD.

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