Sobre o SIED:EnPED

Sobre o SIED:EnPED 

SIED

Com a temática “Reflexões pela democratização do conhecimento de qualidade”, o SIED 2012 se propõe como lugar de análise das implicações diretas e indiretas da implementação de cursos pela modalidade educação a distância (EaD) em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Dentre os principais propósitos a serem alcançadas com o evento acadêmico, científico e social, objetiva-se divulgar conhecimentos acerca da Educação a Distância, no que tange à gestão, docência, aprendizagem e a mediação tecnológica e pedagógica. Pelo intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre suas experiências na EaD , o SIED 2012 busca contribuir para a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica em EaD, bem como das tecnologias educacionais envolvidas.

 

EnPED

Com a temática “Redes colaborativas: sujeitos, saberes e tecnologias na educação a distância”, o EnPED 2012 objetiva constituir uma rede de pesquisadores em educação a distância (EaD), integrando contribuições de diferentes estudos e investigações (já realizados, em desenvolvimento ou que venham a ser desenvolvidos) direcionados para as implicações diretas e indiretas da implementação de cursos pela modalidade educação a distância, tendo em vista a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica em EaD, bem como das tecnologias educacionais envolvidas.

Dentre os principais propósitos a serem alcançadas com o evento acadêmico, científico e social, objetiva-se sedimentar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos com investigações em EaD, além de divulgar conhecimentos e produções em Educação a Distância, no que tange à gestão, docência, aprendizagem e a mediação tecnopedagógica. Busca-se, portanto, contribuir para a melhoria da qualidade da educação nos dias atuais por meio de debate coletivo sobre a modalidade de Educação a Distância e o processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias digitais.

 A constituição da Rede de Pesquisadores da Educação a Distância (rEaD-Pq), a partir do EnPED, fomentaria análises das particularidades desse campo de investigação e propondo uma rede de grupos de pesquisas da área a partir da maior colaboração e articulação entre os pesquisadores envolvidos com a temática.

 

 

 

Objetivos específicos do SIED:EnPED

a) Promover reflexões sobre ações de planejamento/organização da EaD, docência/ensino na modalidade, tecnologias/materiais didáticos e estudantes/aprendizagem na EaD;

b) Socializar o conhecimento especializado produzido na área de EaD;

c) Divulgar pesquisa, práticas e experiências de EaD da UFSCar e de outras instituições de ensino, promovendo o intercâmbio entre os grupos de pesquisadores e educadores envolvidos com a EaD;

d) Discutir sobre as especificidades de trabalho docente na EaD, analisando as implicações que a formação e atuação profissional de professores e tutores;

e) Estudar e divulgar estratégias pedagógicas relacionadas a questões ambientais, sociais, metodológicas, pedagógicas, tecnológicas e científicas;

f) Identificar e avaliar possíveis mudanças na prática pedagógica dos docentes em função de sua participação em cursos de EaD, avaliando a eficácia e a eficiência do uso das diversas TIC na educação;

g) Compreender os processos de ensino e de aprendizagem realizados por meio da EaD e com o uso de recursos tecnológicos;

h) Fomentar o relato, o debate e a socialização de pesquisas, estudos e práticas pedagógicas, que contribuam para a produção de conhecimentos sobre a modalidade EaD e uso de TIC;

i) Aproximar e promover o intercâmbio entre os grupos de pesquisadores e educadores envolvidos com a EaD, bem como maior integração das instituições dos pesquisadores.

 

Público Alvo

O SIED:EnPED 2012 destina-se a profissionais e estudantes envolvidos com atividades de educação a distância (EaD) ou educação mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, incluindo professores, pesquisadores, tutores, gestores, estudantes (pós-graduação e graduação), professores da educação básica e demais profissionais interessados na temática. Além de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação envolvidos com atividades de investigação científica sobre educação a distância (EaD).

Configuração do evento

O SIED:EnPED 2012 está sendo organizado em duas etapas: uma virtual e outra presencial. Na Etapa Virtual, especialistas promoverão sessões de debate temático pelo ambiente virtual, com o apoio de moderadores/animadores na mediação das discussões. Ao final do período dos debates virtuais serão feitas sínteses das discussões para apresentação nas mesas-redondas presenciais. A Etapa Virtual ocorrerá no período de 10 a 20 de setembro de 2012.

A parte presencial do SIED:EnPED 2012 está sendo organizada em mesas-redondas, apresentação de trabalhos em pôsteres e comunicação oral, além de outras atividades (lançamento de livros, apresentação cultural etc.). Os organizadores do evento pretendem transmitir as apresentações do evento também por webconferência. A Etapa Presencial ocorrerá no período de 20 a 22 de setembro de 2012, em São Carlos – SP.

Datas importantes  

- Etapa virtual: 10 a 20 de setembro de 2012

- Etapa Presencial: 20 a 22 de setembro de 2012

- Inscrições: 20 de junho a 20 de setembro de 2012 (OBS: Para as inscrições feitas depois do dia 15 de Setembro, é obrigatório o envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o e-mail do evento: eventos.ead2012@sead.ufscar.br)

- Envio de trabalhos: 2 a 22 de julho de 2012 - Encerrado!

 


Realização

 

     


Apoio

 

                       



ISSN: 2316-8722