Programação SIED:EnPED 2012 - Etapa Virtual

PROGRAMAÇÃO – ETAPA VIRTUAL

(programação sujeita a alteração)

 

Clique aqui para ver o Horário Webconferências - PALESTRAS

Clique aqui para ver o Horário Webconferências - TRABALHOS


 

 

PRIMEIRO DIA de evento (momento virtual) – 10 de setembro de 2012

8h-18h

  • Boas vindas e recepção dos participantes no ambiente virtual (para entrar no ambiente, clique aqui e entre com seu usuário e senha)
  • Orientação sobre a dinâmica/logística das discussões e tira-dúvidas gerais
  • Observação: as salas virtuais serão abertas no final do dia. Ao longo do dia, serão organizadas os últimos detalhes com apresentadores e palestrantes.

18h-19h

DIAS SEGUINTES DO evento (momento virtual) – 11 a 19 de setembro de 2012

Dia inteiro (horários livres)

  • Salas virtuais para discussão:
    • Palestras encomendadas
    • Apresentação de trabalhos

  • Dinâmica: Discussão e interação entre participantes, com mediação dos palestrantes e com apoio de moderadores/animadores das salas virtuais.
  • Participação: Os participantes podem acessar as salas virtuais em qualquer momento para participar das discussões assíncronas.
  • Materiais: As discussões ocorrerão com base em materiais disponibilizados por cada palestrante (ou apresentador de trabalho), tais como: PDF, texto, PPT, vídeo etc.
  • Webconferência e plantões: Além das participações esporádicas, cada palestrante poderá indicar um momento de plantão para “Conversa com o   Especialista” ou para Webconferência (pré-agendada).

 
  • Observação: As apresentações de trabalho seguirá dinâmica semelhante.

 

ÚLTIMOS DIAS do evento virtual 19 e 20 de setembro de 2012

18h30

Lançamento de livros:

- Docência Virtual: uma visão crítica - Daniel Mill (veja detalhes da obra)

-Acesse aqui a webconferência de apresentação do livro (em seguida teremos a palestra de fechamento na mesma sala de webconferência)

Dia 19

19h30

Dezesseis anos após a publicação da LDB (Lei 9.394/1996) ainda estamos a discutir o que é, como regular, como supervisionar e como oferecer ensino superior a distância com qualidade para a população brasileira.

O que seria 'Qualidade' na EaD?

A Lei do SINAES, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior está orientada para um controle de qualidade a partir dos resultados alcançados pelas Instituições e pelos estudantes nos exames e procedimentos que geram o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), do CPC (Conceito Preliminar de Curso), e do IGC (Índice Geral de Curso).

Por outro lado a antiga Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação estabeleceu topicos administrativos e burocráticos que indicaram ""Referenciais de Qualidade na EaD"". Estes referenciais foram exportados para diversos campos dos formulários de avaliação utilizados pelo INEP em processos de Autorização e de Reconhecimento de Cursos; em processos de Credenciamento e de Recredenciamento de IES para ofertar EaD, e, como uma origininalidade brasileira, para procedimentos para 'Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial'.

Os paradoxos estabelecidos são muitos. O que vale mais?

- Vale  a Lei do SINAES, que aponta uma avaliação pelos resultados alcançados, privilegiando a aprendizagem?

- Ou, vale acima da Lei o conjunto dos Referenciais de Qualidade, que apontam para um privilégio do processo e da estrutura por sobre o resultados da aprendizagem resultante?

As normas infra-legais criadas pelo MEC estão hoje amarradas nos conceitos dos Referenciais de Qualidade, que impedem no Brasil o funcionamento de modelos avançados de universidades a distância como ocorre na Alemanha, nos Estados Unidos, na Espanha, na Inglaterra, China e Rússia. No Brasil, ao contrário destes países, a força da legislação está no controle e credenciamento de 'Polos de Apoio Presencial'.

Enquanto a pesquisa mundial está centrada em 'Aprendizagem' na EaD, o Brasil discute o que é, o que deve conter, e em que horário deve funcionar o Polo de Apoio Presencial.

Qual a sua leitura deste conflito?

Pense! Produza a sua crítica ou reflexão e participe da webconferência!

 

Dia inteiro

  • Sistematização das discussões e fechamento das análises pelos especialistas/palestrantes (a síntese pode ser base para discussões presenciais).

 



ISSN: 2316-8722