PROGRAMAÇÃO – ETAPA VIRTUAL
(programação sujeita a alteração)
Clique aqui para ver o Horário Webconferências - PALESTRAS
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PRIMEIRO DIA de evento (momento virtual) – 10 de setembro de 2012 |
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8h-18h |
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18h-19h |
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DIAS SEGUINTES DO evento (momento virtual) – 11 a 19 de setembro de 2012 |
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Dia inteiro (horários livres) |
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ÚLTIMOS DIAS do evento virtual – 19 e 20 de setembro de 2012 |
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18h30 |
Lançamento de livros: - Docência Virtual: uma visão crítica - Daniel Mill (veja detalhes da obra) -Acesse aqui a webconferência de apresentação do livro (em seguida teremos a palestra de fechamento na mesma sala de webconferência) |
Dia 19 19h30 |
Dezesseis anos após a publicação da LDB (Lei 9.394/1996) ainda estamos a discutir o que é, como regular, como supervisionar e como oferecer ensino superior a distância com qualidade para a população brasileira. O que seria 'Qualidade' na EaD? A Lei do SINAES, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior está orientada para um controle de qualidade a partir dos resultados alcançados pelas Instituições e pelos estudantes nos exames e procedimentos que geram o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), do CPC (Conceito Preliminar de Curso), e do IGC (Índice Geral de Curso). Por outro lado a antiga Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação estabeleceu topicos administrativos e burocráticos que indicaram ""Referenciais de Qualidade na EaD"". Estes referenciais foram exportados para diversos campos dos formulários de avaliação utilizados pelo INEP em processos de Autorização e de Reconhecimento de Cursos; em processos de Credenciamento e de Recredenciamento de IES para ofertar EaD, e, como uma origininalidade brasileira, para procedimentos para 'Credenciamento de Pólo de Apoio Presencial'. Os paradoxos estabelecidos são muitos. O que vale mais? - Vale a Lei do SINAES, que aponta uma avaliação pelos resultados alcançados, privilegiando a aprendizagem? - Ou, vale acima da Lei o conjunto dos Referenciais de Qualidade, que apontam para um privilégio do processo e da estrutura por sobre o resultados da aprendizagem resultante? As normas infra-legais criadas pelo MEC estão hoje amarradas nos conceitos dos Referenciais de Qualidade, que impedem no Brasil o funcionamento de modelos avançados de universidades a distância como ocorre na Alemanha, nos Estados Unidos, na Espanha, na Inglaterra, China e Rússia. No Brasil, ao contrário destes países, a força da legislação está no controle e credenciamento de 'Polos de Apoio Presencial'. Enquanto a pesquisa mundial está centrada em 'Aprendizagem' na EaD, o Brasil discute o que é, o que deve conter, e em que horário deve funcionar o Polo de Apoio Presencial. Qual a sua leitura deste conflito? Pense! Produza a sua crítica ou reflexão e participe da webconferência!
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Dia inteiro |
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ISSN: 2316-8722