A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TRANSFORMAÇÕES NA DOCÊNCIA

Luciane Penteado Chaquime, Daniel Mill

Resumo


O aprimoramento tecnológico nas áreas da informação e comunicação, característico da atual fase capitalista, gera mudanças na sociedade e, também, na  educação, pois  observa-se o crescimento da Educação a Distância (EaD) como modalidade de ensino-aprendizagem. As especificidades dessa modalidade exigem um novo perfil profissional docente, com saberes técnicos e pedagógicos diferenciados. Contudo,  muitos desses saberes não fazem parte da formação inicial dos docentes, mas são construídos ao longo da prática pedagógica na EaD. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar as transformações que ocorrem na docência a partir da prática pedagógica cotidiana na EaD. A investigação desenvolve-se em quatro fases: estudo de bibliografia para a constituição de um mapa-conceitual; coleta de dados; sistematização dos dados coletados e análise com triangulação quali-quantitativa e divulgação dos resultados. Atualmente, a pesquisa encontra-se em sua fase inicial.

Palavras-chave


Docência virtual; Educação a Distância; Formação de professores.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.