EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: OS SABERES DOCENTES RELACIONADOS AO ENSINO DE TECLADO

Fernando Henrique Andrade Rossit, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira

Resumo


O presente trabalho apresenta de forma sintética o projeto de Mestrado em Educação ora intitulado “Educação Musical a Distância: os saberes docentes relacionados ao ensino de Teclado”. O esboço da dissertação foi iniciado ao longo deste primeiro semestre de 2012, após o ingresso deste autor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSCar), sob a orientação da presente co-autora deste trabalho. O foco desta pesquisa é a investigação sobre a formação e os saberes docentes de professores que atuam no ensino de Teclado em um curso superior de Música na modalidade EaD. Os referenciais teóricos que serão utilizados nesta pesquisa abordarão as áreas de Formação de Professores em EaD e Educação Musical a Distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa terá uma abordagem qualitativa e a coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Acerca da análise de dados, após a realização das entrevistas com os professores, estes serão organizados e classificados de forma a categorizar o problema da pesquisa em questão e os referenciais teóricos levantados. Por fim, apresentamos brevemente a disciplina Teclado 1 na modalidade EaD e os resultados esperados desta pesquisa.

Palavras-chave


Formação de Professores em EaD; Educação Musical a Distância; Ensino de Teclado a distância.

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