RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EAD DA FAE/UFMG EM RELAÇÃO A BAIXA DESISTÊNCIA DOS CURSISTAS

Mírian Queiroz de Souza Daniel, Maria Angélica Araújo Ribeiro

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar as baixas taxas de abandono/desistência num curso de especialização em Gestão Escolar/FAE/UFMG, no período de 2008 e 2010, que constituem duas turmas deste curso. A análise dos principais fatores que corroboraram para a permanência dos estudantes das respectivas turmas norteia este estudo de caso, que apresentou no primeiro curso uma taxa de desistência de 14.5% e no segundo curso uma taxa ainda mais baixa, de 6%, conferindo a este uma experiência de sucesso na modalidade à distância. Nesse sentido, busca-se analisar alguns elementos teóricos e práticos da proposta pedagógica do referido curso no processo de formação dos estudantes. Conclui-se destacando os elementos mais significativos apontados neste curso como significativos para combater a desistência/abandono na EaD.

Palavras-chave


Educação a distância; gestão; desistência; supervisão.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.