O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM BREVE ITINERÁRIO

Roselaine Ripa

Resumo


Um processo educacional/formativo tem possibilidades de ser desenvolvido de forma eficaz a distância? Essa é a pergunta que Zuin (2006) destaca em seu artigo cujo título revela um questionamento intrigante: “Educação a distância ou educação distante?”. Essas reflexões impulsionaram essa pesquisa bibliográfica, que integra o Trabalho Final de Curso, apresentado como exigência para obtenção do título de especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, desenvolvido na UFF. Nosso recorte aqui será apresentar o percurso da EaD no Brasil, com foco especial para a expansão do ensino superior e sua importância para a formação dos indivíduos. Para isso, analisamos diferentes posicionamentos de estudiosos diante da EaD, traçando o percurso histórico dessa modalidade e sua implantação no Brasil. Ao longo do estudo, pudemos concluir que a EaD envolve muito mais do que aparatos tecnológicos e contribuições para a universalização e democratização do acesso à escolarização. Além de preparar indivíduos aptos a exercer uma profissão, o processo educacional, também no ensino superior, deve se constituir como formativo, contribuindo para que os indivíduos possam ter oportunidades de participação efetiva, questionamento, análise, compreensão e transformação da sociedade em que vivem.

Palavras-chave


EaD; Ensino Superior; Cidadania.

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