MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRAVES NA ORIENTAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROJETOS EM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Resumo
Este artigo apresenta as dificuldades encontradas pelos tutores a distancia na orientação dos alunos na elaboração de projeto escolar-comunitário. A pesquisa está pautada em uma metodologia construtivista e interativa que prioriza o diálogo na construção do conhecimento. Expõe-se o processo de crescimento da educação a distancia no Brasil, em seguida apresenta-se a mediação pedagógica enquanto conjunto de ações que se intervém buscando-se facilitar o processo ensino-aprendizagem. A estratégia utilizada no Curso Educação Ambiental à Distância para a elaboração de projetos mostrou-se como um caminho teórico-metodológico que possibilita a construção consistente da aprendizagem aprofundando o conhecimento dos alunos, mas que para que essa metodologia alcance de fato o objetivo proposto pressupõe-se de um público-alvo mais amadurecido. O desenvolvimento de projetos e sua aplicabilidade nas escolas e comunidades é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de ações ambientais.
Palavras-chave
Mediação, Pedagogia, Aprendizagem, Educação.
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