MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: ENTRAVES NA ORIENTAÇÃO A DISTÂNCIA DE PROJETOS EM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Maira Rejane Oliveira Pereira, Ilma do Socorro Santana Pinheiro, Zafira da Silva de Almeida

Resumo


Este artigo apresenta as dificuldades encontradas pelos tutores a distancia na orientação dos alunos na elaboração de projeto escolar-comunitário. A pesquisa está pautada em uma metodologia construtivista e interativa que prioriza o diálogo na construção do conhecimento. Expõe-se o processo de crescimento da educação a distancia no Brasil, em seguida apresenta-se a mediação pedagógica enquanto conjunto de ações que se intervém buscando-se facilitar o processo ensino-aprendizagem. A estratégia utilizada no Curso Educação Ambiental à Distância para a elaboração de projetos mostrou-se como um caminho teórico-metodológico que possibilita a construção consistente da aprendizagem aprofundando o conhecimento dos alunos, mas que para que essa metodologia alcance de fato o objetivo proposto pressupõe-se de um público-alvo mais amadurecido. O desenvolvimento de projetos e sua aplicabilidade nas escolas e comunidades é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de ações ambientais.

Palavras-chave


Mediação, Pedagogia, Aprendizagem, Educação.

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