FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PELA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Taitiâny Kárita Bonzanini, Reinaldo Chaves Teixeira, Katherine Batagin Piotto, Vanessa Minuzzi Bidinoto, Helen Penha

Resumo


Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada em um curso semipresencial de Licenciatura, oferecido por um das Universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. Através de uma abordagem qualitativa foram analisadas as atividades propostas no curso, bem como a condução das disciplinas pelos professores e tutores a partir de referenciais sobre formação de professores e educação à distância. As análises indicaram uma ênfase no trabalho com conteúdos específicos, com pouco espaço para discussão sobre as formas de ensiná-lo. As tecnologias são utilizadas como simples ferramentas midiáticas, sem uma discussão do uso pedagógico das mesmas. Considera-se imprescindível promover uma mudança de postura por parte do corpo docente, inserindo discussões sobre o como ensinar os conteúdos, assim como substituir a visão tradicional de avaliação, baseada no método conteudista, que desvaloriza as formas de ensinar.

Palavras-chave


Formação de professores, educação a distância, docência na educação a distância, saberes docentes.

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