O USO DE TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDEFININDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA

Maria Sílvia Cintra Martins, Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld

Resumo


Apresentamos reflexão teórica a respeito de práticas de letramento e letramento digital seguida de relatos de aplicação prática em ambientes virtuais de aprendizagem. Fundamentamo-nos no modelo ideológico para os Estudos do Letramento (Street, 1993), assim como em estudos contemporâneos voltados ao letramento digital (Gee, 2001; Latour, 2005). Um dos objetivos da constituição dos AVAs foi o de fornecer apoio às atividades de um Grupo de Pesquisa. Além disso, compreendia-se na oferta de cursos de formação de professores via AVA como uma forma interessante de geração de dados de pesquisa na área de Linguística Aplicada. Baseamo-nos em metodologia de viés qualitativo e colaborativo (Ludke&André, 1986). Os resultados parciais confirmam a fertilidade na utilização de AVAs, seja para facilitar a comunicação entre participantes de grupos de pesquisa, seja para viabilizar a formação de professores e para gerar dados de pesquisa de viés colaborativo.


Palavras-chave


letramento digital, formação de professores, pesquisa.

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