ATUAÇÃO DO PROFESSOR-TUTOR NO CONTEXTO DA DROMOCRACIA CIBERCULTURAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Deise Santos do Nascimento, Márcio Batista Santos, Michely Araújo

Resumo


O presente artigo visa trazer considerações acerca do papel e atuação do professor – tutor dentro do processo da Educação a distância. Para tal, foi feito um estudo bibliográfico acerca da educação a distância, e como esta mudou o cenário educativo, atual, e consequentemente vai analisar também o papel do tutor perante a sociedade, a partir da utilização dessa “nova” modalidade de ensino. Aqui se coloca uma discussão sobre até qual ponto e como este tipo de ensino está transformando a sociedade e os modos de vida das pessoas, uma vez que passa a exigir delas novas competências e habilidades para uma devida e coerente atuação. No presente artigo, também é colocado um debate acerca do fenômeno dromocrático, o qual a sociedade vem passando e, então, quais suas consequências e benefícios em meio a tanto avanço tecnológico e as necessidades, exigidas nesse contexto social, para a formação de profissionais no exercício de atividades na Educação a Distância. Em suma, diante desse quadro, verifica-se que a tarefa do tutor não é fácil, pelo contrário é muito complexa e requer que o mesmo possa ter uma visão crítica a respeito de sua própria função frente aos alunos da educação a distância e como pode auxiliá-los na efetiva construção do conhecimento, como também deve-se analisar e acompanhar as formas de disseminação da informação, dentro desse quadro, para que as informações possam ser passadas,  apropriadas e acessíveis da melhor forma possível. Assim, percebe-se que a internet possibilita isso muito mais que qualquer outro veículo de comunicação de massa e numa velocidade de resposta e reconhecimento muito maior até hoje reconhecido e trabalhado.

Palavras-chave


Competências, dromocracia, tutor.

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