USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UFSM

Andrieli Hedlund Bandeira, Liziany Müller, Cláudia Smaniotto Barin, Cristina Rigão Iop, Ricardo Machado Ellensohn

Resumo


O foco investigativo deste trabalho consiste em avaliar o potencial mediador do Moodle na flexibilização do conhecimento e promoção da integração e convergência das modalidades educacionais. Os dados foram coletados e analisados a partir de atividades de estudo e questionário disponibilizados na disciplina de Educação em Ciências Agrárias mediada por Tecnologia de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. O uso do ambiente virtual modificou os espaços de ensinar-aprender, proporcionando a aquisição de fluência tecnológica, imprescindível para a conquista da autonomia, assim como interatividade/interação. O uso do Moodle na mediação do ensino-aprendizagem permitiu potencializar as interações entre os estudantes na construção do conhecimento, através de problematizações, diálogos e participação, promovendo a melhoria da qualidade no ensino presencial.

Palavras-chave


Moodle.Integração e convergência.Flexibilização. Ensino de Ciências Agrárias.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.