SACERDOTI SUNT A MAGISTER? IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA EAD

Mari Inez Tavares, Daisy de Brito Rezende, Camila Strictar Pereira

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar como a expressão “Identidade Docente” se apresenta nas concepções de estudantes que cursam Licenciatura em Química, na modalidade à Distância na Universidade Federal do Espírito Santo. Para tanto, utilizou-se como base teórica e metodológica a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, sendo a Teoria do Núcleo Central, de Jean-Claude Abric o alicerce para análise de dados. Os dados foram coletados através de um questionário organizado de acordo com a técnica de evocação livre de palavras, seguida da hierarquização das mesmas. Este questionário foi aplicado a 39 licenciandos de Química que estavam estudando o Módulo VI e cursaram a disciplina Estágio 1 no segundo semestre de 2011. O público alvo possui faixa etária entre 25 e 55 anos e estão distribuídos em seis Pólos de Ensino (Aracruz, Ecoporanga, Iúna, Itapemirim, Pinheiros, Vila Velha) que abrangem a região Norte, Sul e Central do Estado do Espírito Santo. Os resultados encontrados apontam que o núcleo central da representação de identidade docente do grupo é a de professor sacerdote que se dedica ao magistério, sem refletir de forma crítica sobre seus direitos e condições de trabalho e sobre sua própria prática, porém este mesmo núcleo surge em contraposição ao perfil do professor investigador, o profissional que investiga a sua própria prática docente e que ministra aulas que envolvem ensino por investigação. O segundo perfil citado pode ter surgido porque durante as aulas de Estágio 1 houve uma serie de atividades de leitura de textos, fóruns de discussões e atividades práticas envolvendo ensino por investigação e a prática do professor investigador.Esta pesquisa inicial pode colaborar para que os professores que atuam nesta modalidade de ensino façam uma reflexão sobre que professor que se deseja formar e qual professor está sendo formado nas Licenciaturas à Distância, favorecendo desta forma uma revisão do currículo e das práticas docentes adotadas.

Palavras-chave


ensino à distância; formação de professores; representação social

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