OS LETRAMENTOS NA EAD: DISCURSOS PRODUZIDOS NA LEITURA E NA ESCRITA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Fabrícia Vellasquez Paiva, Valnei Alexandre da Fonseca, Tatiana Monteiro

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo socializar uma pesquisa, ainda incipiente, sobre os letramentos possíveis que vêm se configurando na EAD, tendo como análise, em especial, a disciplina Língua Portuguesa na Educação 1 do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Parte de reflexões teórico-conceituais da proposta disciplinar que, a princípio, não estariam sendo efetivadas, na prática, no espaço do próprio ambiente virtual de aprendizagem. Tal questão, no momento de construção colaborativa dessa sala de aula, mereceu destaque pela equipe que compõe a disciplina, que se propôs a estudar, por meio dos discursos produzidos pelos licenciandos, a forma como lidam/entendem a leitura e a escrita pelas suas próprias produções através das ferramentas de interação. Privilegiamos, como atividades avaliadas, os fóruns de discussão, por serem lócus de comunicação mais aberta, em que o diálogo pudesse se constituir mais livremente. Os procedimentos metodológicos contam com uma pesquisa qualitativa e participante, em que os próprios professores-tutores e a coordenação são também a equipe da pesquisa. Por meio da análise do discurso, pretendemos confrontar resultados pelo cruzamento dos discursos dos alunos e a aproximação com as subcategorias definidas. No momento atual, a pesquisa encontra-se em fase de análise dos dados coletados, depois das categorias estabelecidas. Esperamos que esse material possa auxiliar nos debates sobre a construção das salas de aula virtuais, bem como quanto à forma de seleção das ferramentas que mais bem aproximem os alunos de seu uso efetivo da linguagem em contextos de aprendizagem. Ademais, que os futuros docentes, ainda em formação, possam também compreender a utilização de cada gênero discursivo pela interação já estabelecida no momento mesmo da disciplina.

Palavras-chave


letramentos; discursos; leitura e escrita; educação; formação

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.