ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO PERFIL DO TUTOR E SUA FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDES (CIAR-UFG)

Limerce Ferreira Lopes

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade retomar um breve histórico da formação de professores em Educação a Distância (EaD) bem como sua importância para a condução das práticas metodológicas durante o processo de ensino-aprendizagem.  Como trata-se de um estudo de caso, será apresentado uma experiência de formação de tutores realizada no Centro Integrado de Aprendizagem em Redes (CIAR), a fim de realizar uma análise documental do perfil do tutor e sua formação nessa Instituição. A pesquisa realizada é eminentemente qualitativa e bibliográfica. Iniciaremos com algumas discussões apresentando um breve histórico das diretrizes teóricas do Ensino a Distância (EaD) no Brasil, a importância do tutor-orientador nesse processo, bem como a importância de sua formação para realizar as práticas pedagógicas que lhe competem.


Palavras-chave


Ensino a Distância; Professor Tutor; Formação de Professores.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.