O FÓRUM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE APRENDIZAGEM

Solange Sardi Gimenes, Jonathan Jonathan Toczek Toczek, Washington Romão dos Santos

Resumo


O presente trabalho busca levantar reflexões  sobre as contribuições da ferramenta fórum no processo de aprendizagem. O caso em estudo ocorreu numa escola da rede pública, de forma virtual e presencial. De forma complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula, os alunos utilizam o ambiente virtual, mais especificamente os fóruns para descrever as conclusões das atividades. Neste espaço de escrita o professor procura explorar as experiências de interação, provocar no aluno atitudes investigativas, estimular a pesquisa e possibilitar ao aluno chegar as suas próprias conclusões. A experiência desenvolvida aponta reflexões importantes para nortear a utilização deste espaço tanto no ensino presencial, como no ensino a distância, pois as atividades apresentadas ao aluno já no ensino fundamental prepara-os para a modalidade de ensino  a distancia onde exige uma postura de autonomia frente a própria aprendizagem.


Palavras-chave


Ambientes virtuais de aprendizagem; aprendizagem; fórum.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.