ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA APOIADO POR UM FÓRUM DE DISCUSSÃO

Matheus Pereira Lobo

Resumo


Neste trabalho é compartilhada uma experiência, em desenvolvimento, de organização de um fórum de discussão, a partir dos conteúdos e referenciais estudados em um curso de mecânica quântica, ministrado a distância por uma universidade norte-americana. Serão realizados encontros síncronos em sala de aula virtual para socializar o conteúdo de uma importante área científica. A partir dos princípios metodológicos da “Aprendizagem Baseada em Problemas” – ABP (BARRETT; MOORE, 2011), serão conduzidas as discussões, apoiadas pelo recurso fórum, com o objetivo de identificar a compreensão dos conteúdos abordados nos encontros síncronos e lançar novos questionamentos a fim de que os participantes construam conhecimentos mais aprofundados acerca dos conteúdos conceituais. Espera-se que os estudantes criem comunidades de aprendizagem, fortaleçam o espírito colaborativo e socializem materiais pertinentes aos conteúdos ministrados no curso.


Palavras-chave


fórum; mecânica quântica; aprendizagem baseada em problemas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.