JOGOS ELETRÔNICOS MUSICAIS E EAD: CONTINGÊNCIA DE FERRAMENTAS PARA APRENDIZAGEM INSTRUMENTAL

Luzilei Aliel, Daniel Gohn

Resumo


O objetivo deste artigo é apontar algumas das recentes modificações tecnológicas em jogos eletrônicos, que possibilitaram o uso de instrumentos musicais reais como controladores (joysticks). Além de pontos positivos e negativos de tais jogos, serão levantados possíveis impactos desse novo paradigma para a educação musical. Como exemplo, será observado o videogame JoyTune, uma ferramenta que poderá ser usada para a aprendizagem de flauta doce. Neste jogo, por meio de interações com o computador, são apresentados ao jogador diversos aspectos técnico-teóricos musicais. Devido à sua estrutura multimídia e gratuita, consideramos a possibilidade de sua inclusão em ambientes virtuais de aprendizagem. Este artigo é parte integrante de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizada com financiamento do CNPq.

Palavras-chave


Jogos eletrônicos; EaD; Educação Musical.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.