NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM UM CURSO NA MODALIDADE EAD

Elisa Gomes Magalhães, Adriana Helena Bueno, Alessandra Cardoso de Moraes, Ana Paula Gestoso de Souza, Consuelo Pereira de Sales, Filomena Maria de Arruda Monteiro, Rosa Maria Moares Anunciato de Oliveira

Resumo


Este trabalho estrutura-se a partir de estudos e reflexões de uma investigação envolvendo licenciandos em Pedagogia e professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participam de um curso de extensão online. Nesse estudo, procuramos descrever os elementos presentes nas narrativas, elaboradas pelas participantes, acerca das experiências vividas no processo de escolarização da Educação Básica e explicitar a perspectiva das cursistas diante da elaboração dos textos. Para tanto, analisamos os depoimentos registrados no primeiro Fórum de Discussão realizado após a elaboração da narrativa. Essa análise possibilitou tecer considerações sobre as temáticas do diálogo entre as cursistas e como o escrever sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras em exercício pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação.

Palavras-chave


Formação de Professores; Trajetórias de Formação; Investigação Narrativa.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.