TUTORIA A DISTÂNCIA: SABERES E PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A MEDIAÇÃO E ENSINO COLABORATIVO ON LINE

Elissandra Silva Santos, Henrique Nou Schneider

Resumo


Este texto traz algumas reflexões a partir de uma pesquisa em andamento que tem por objeto a prática da tutoria a distância numa instituição de ensino superior. A partir de uma pesquisa qualitativa de caráter analítico que tem a experiência e reflexão dos autores como base de análise, são feitas reflexões teórico-metodológicas sobre as práticas de tutoria. O objetivo é propor a mediação e aprendizagem dialógica e colaborativa como competências pedagógicas para o ensino on-line, fundamentando-seteoricamente nos conceitos clássicos da educação de Aprendizagem Cognitiva de Piaget e Vygotsky e Aprendizagem Dialógica de Paulo Freire.Como resultado, pretende-se avaliar o papel da tutoria na educação a distância e reforçar a importância da formação adequada para que seja efetivado de forma colaborativa o ensino e a aprendizagem na educação a distância.


Palavras-chave


Educação a Distância; Ensino Colaborativo; Tutoria a distância

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.