DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE ANATOMOFISIOLOGIA DIGESTÓRIA PARA AUXÍLIO A CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

Marcelo Shinyu Mekaro, Jéssica David Dias, Jennifer Kaon Cheng Lu, Thalles Gonçalves Ferreira, Daniel Lopes Santiago, Aldrin Rappl, Joice Lee Otsuka, Delano Medeiros Beder, Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Resumo


O conhecimento das interações anatomofisiológicas do corpo humano são fundamentais para o exercício da prática profissional em saúde. O surgimento de novas ferramentas e tecnologias educacionais possibilita a inserção de novos instrumentos no contexto educacional, dentre eles os jogos e os Recursos Educacionais Abertos. O objetivo deste estudo é conceber um protótipo de serious game desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória, não experimental, aplicada e quantitativa, visando o ensino da anatomia e fisiologia do sistema digestório para estudantes de um curso técnico de enfermagem. O estudo utilizou como principais referências os trabalhos de Schell (2008) e Prensky (2012). Espera-se que os resultados deste estudo forneçam evidências que sustentem a importância de estratégias educacionais inovadoras no processo de formação da enfermagem. Almeja-se que o desenvolvimento destes recursos incentive a criação de outros jogos e apoie a educação em saúde e o ensino de enfermagem.

Palavras-chave: tecnologia educacional; jogos experimentais; anatomia; ensino; enfermagem.



Texto completo: PDF