Horizonte: Grupo de Estudos e Pesquisas


Seja bem vind@ ao site do Grupo Horizonte!

 

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) busca os fundamentos técnico-científicos da educação, com base na melhoria do ensino-aprendizagem pela inovação tecnológica e de linguagens. A especificidade da relação entre educação e tecnologias e entre estas com a linguagem e comunicação confere características peculiares aos processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes níveis e âmbitos educacionais. Assim, o Grupo pretende fornecer elementos para a melhor compreensão das influências ou participação das tecnologias (antigas ou emergentes) nos processos educacionais e comunicacionais.

Considerando a latente necessidade de reflexões sobre a formação científica, pedagógica e tecnológica, analisando aspectos socioculturais e diferentes contextos de construção do conhecimento, o Grupo Horizonte pretende tornar-se referência nacional (e internacional) na produção e difusão de conhecimentos e no desenvolvimento e aplicação de tecnologias e estratégias educacionais pelo uso de linguagens diversificadas.

O Grupo Horizonte foi criado em 2007, sob denominação de Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância (representado originalmente pela sigla GEPEaD). Em 2012, passou por reformulação e, a partir de discussões sobre seu foco de discussão e suas linhas de pesquisa, teve seu nome alterado para Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (ou, resumidamente, tornou-se o Grupo Horizonte).

Desde sua criação, o Grupo Horizonte vem realizando ciclos de palestras e discussões, além de encontros para prática de pesquisa e ações acadêmico-científicas (eventos, escrita e publicação de artigos, livros e capítulos). Atualmente, alguns projetos de pesquisa estão em andamento e outros estão sendo criados, sob a coordenação dos professores pesquisadores membros do Grupo.

 

Atenciosamente,

 

Daniel Mill

Glauber Lúcio Alves Santiago

(Líderes do Grupo Horizonte)