MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM PARA USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL
Resumo
Buscou-se identificar a motivação acadêmica de alunos Educação Técnica em Enfermagem (ETE) e a motivação para uso de tecnologia educacional digital “Sinais Vitais e Anatomia”. Estudo transversal realizado com alunos que já tinham concluído 50% do curso técnico. Utilizou-se “Escala de Motivação Acadêmica” (EMA) e “Escala de Princípios da Motivação em Interfaces para Objetos de Aprendizagem”. Os resultados da EMA denotam que 55,9% dos alunos estão desmotivados com o curso. Quanto à motivação para o uso da tecnologia 71,4% dos sujeitos consideram que a tecnologia permite interação, realização de tarefas, considera o conhecimento prévio e utiliza situações do cotidiano. Os achados permitiram compreender que há diversos fatores que influenciam na escolha e permanência no curso considerando fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo. Sugere-se a incorporação de recursos tecnológicos como coadjuvantes ao ensino, na tentativa de apoiar o professor, motivar e estimular o aluno para a reflexão e criticidade de suas ações.