A PRÁTICA DOCENTE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM MAPEAMENTO CRÍTICO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa de Doutorado que investiga as potencialidades da Educação a Distância (EaD) online na constituição de espaços que favoreçam o processo de Formação de Professores que ensinam Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como metanálise, em que é desenvolvido um mapeamento crítico de Teses e Dissertações em Educação Matemática, que investigaram aspectos relacionados à Formação de Professores que ensinam Matemática e a EaD online, no período de 2002 a 2012, dos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP/Rio Claro/SP, PUC/SP e UNIBAN/SP, Programas de Pós-Graduação em Educação da USP/SP, da UNICAMP/Campinas/SP e da UFSCar/São Carlos/SP, e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru/SP. Os dados provenientes do mapeamento foram analisados segundo a Análise de Conteúdo, resultando em cinco eixos temáticos: Processos Formativos de Professores que Ensinam Matemática; Prática Docente; Políticas Públicas; Aspectos Epistemológicos; e Aspectos Didático-pedagógicos. Neste artigo discutimos o eixo temático Prática Docente, que mostra a importância do compartilhamento de práticas em cursos de formação continuada de professores, bem como a necessidade de pesquisas que investiguem aspectos inerentes à futura prática docente de alunos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a distância, e também a prática do professor-tutor.