CURRÍCULO OFICIAL DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO SUGERIDAS PELO CADERNO DO PROFESSOR PARA O ENSINO MÉDIO E AS POSSIBILIDADES DE USO DAS TIC

Fabio Henrique Lepri Boschesi

Resumo


A presente pesquisa em nível de Mestrado tem como objetivo investigar como os professores de Matemática estão desenvolvendo suas práticas com uso das o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partir da implantação do novo Currículo Oficial de Matemática do Ensino Médio do Estado de São Paulo. A pesquisa em desenvolvimento é do tipo qualitativa, pois é centrada nas práticas docentes. Conforme o primeiro objetivo específico da pesquisa em que busca-se identificar as situações de aprendizagem que sugerem como estratégia de ensino o uso das TIC, no presente estudo foram analisados os Cadernos do Professor, edição de 2013, e realizada uma análise parcial da edição 2014-2017 dos mesmos. Para este estudo, serão utilizados principalmente os trabalhos de Gomes (2002), Papert (1994) e Valente (1993, 2002). Os resultados parciais da pesquisa revelaram que um número mínimo de situações de aprendizagem traz a indicação de uso das TIC como estratégias de ensino.

Texto completo: PDF