DESIGN EDUCACIONAL CONSTRUTIVISTA: O PAPEL DO DESIGN COMO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Marcus Neves, Cláudia Centeno, Miguel Orth, Fabiane Fruet, Janete Otte

Resumo


O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de identificar e situar a área do design instrucional ou educacional, perpassando os seus conceitos e identificando as correntes de pensamento pedagógico que influenciaram e influenciam a área do design educacional ou design instrucional em educação a distância (EaD), compreendendo não apenas o conceito específico do design para a educação, mas também as origens e conceitos do design como um todo e as funções do profissional que executa esse trabalho. Investigou-se essa temática porque se sentiu a necessidade de melhor compreender a área do design educacional ou instrucional, uma vez que esta vem se colocando como elemento basilar para os estudos de grupos de pesquisa em EaD. A partir de uma pesquisa bibliográfica – processo de levantamento e análise do que já foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos – realizamos uma análise da literatura já publicada em forma de livros, publicações e imprensa, nas obras que abrangem o design, o design educacional ou instrucional e também a EaD e as correntes pedagógicas instrucionista e construtivista. Assim, por meio de fichamento, classificações e análises, passamos a compreender o conceito de design a partir de seu planejamento e seus aspectos funcionais, formais e estruturais. Além disso, identificamos que os termos design instrucional e design educacional podem ser considerados como sinônimos, mas que, havendo influência histórica das correntes instrucionista e construtivista, optamos pelo uso do termo design educacional, por este referir menos ao instrucionismo, identificado como uma corrente ultrapassada para o design educacional em EaD.

Palavras-chave


Design, Design Educacional, Design Instrucional, Educação a Distância.

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