FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA: O DISCURSO DE DIRETORES ESCOLARES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Ana Maria Falsarella

Resumo


Este é um estudo qualitativo de caráter teórico-prático e se encontra na confluência dos temas “formação continuada de profissionais da educação” e “educação a distância”. Questão direcionadora: Quais as representações que diretores escolares têm sobre a função social da escola? O universo de pesquisa foi constituído por 42 diretores de escolas públicas estaduais da Grande São Paulo, participantes do curso online Gestão para o Sucesso Escolar (GSE), desenvolvido pela Fundação Lemann em parceira com a Universidade Anhembi-Morumbi no período de abr.2011 a mar.2012. Os dados foram levantados por meio das avaliações diagnósticas da situação escolar elaboradas pelos cursistas durante o segundo semestre de 2011, atividade preparatória à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso que, obrigatoriamente, constitui um Projeto de Intervenção Escolar. Objetivo geral: contribuir no desenvolvimento de estudos sobre a escola da perspectiva de seus atores internos. Objetivos específicos: 1. Detectar a influência do GSE na escolha dos temas das monografias; 2. Analisar as percepções e representações sociais dos diretores sobre o papel social da escola. Referenciais básicos de análise: Orlandi (1994), sobre análise do discurso; Pedra (1997), sobre representações sociais; Patto (1999), sobre preconceito social e fracasso escolar; Vieira Pinto (2000), sobre educação de adultos. Quanto ao primeiro objetivo constatamos que, efetivamente, os temas selecionados para as monografias têm relação direta com os conteúdos explorados no curso. Quanto ao segundo objetivo, constatamos pela dificuldade em mudar a cultura escolar de “culpar as vítimas” pelo fracasso da escola, pois muitos diretores apresentam o discurso de que os alunos não aprendem porque são oriundos de comunidades “carentes”, de famílias “desestruturadas”, de pais pouco escolarizados e que “não se preocupam” com os filhos, estabelecendo juízos de valor que têm como medida valores da classe média.

Palavras-chave


formação continuada; educação a distância; diretores de escola; representações sociais; cultura escolar.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.