O PROCESSO DE EVASÃO (OU DESISTÊNCIA) NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL OFERTADO PELO CAMPUS EAD-IFRN: CAUSAS POSSÍVEIS

Alexsandro Paulino de Oliveira, Ilane Ferreira Cavalcante, Rousiêne da Silva Gonçalves

Resumo


O presente trabalho visa compreender as causas da evasão do curso de Licenciatura em Letras Espanhol, objetivando compreender o fenômeno da evasão no referido curso e contribuir para futuras investigações ou intervenções. Utilizamos para a coleta de dados um questionário elaborado pela equipe do Campus EaD, aplicado aos alunos que realizaram trancamentos ou se evadiram. Realizamos a pesquisa com o auxílio do formulário Google Docs, e através de telefonemas. Os dados objetivos foram tabulados pela ferramenta web descrita. A partir das respostas encontraram-se categorias que revelam a dificuldade encontrada pelos alunos para conciliar seus horários de estudo com outras atividades. Observou-se que alguns alunos não apresentavam clareza sobre a educação a distância, interpretando-a como uma forma de estudo fácil e sem necessidade de muito tempo.

Palavras-chave


Evasão. Educação presencial e a distância. Licenciatura em Espanhol.

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