A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROEJA-FIC/PRONATEC DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA.

Andréia Ferreira dos Santos, Maria Aldina Gomes da Silva Francisco

Resumo


Este trabalho resulta da pesquisa que tem contribuído com o processo de sistematização dos dados da pesquisa Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME): história e memória, um subprojeto da pesquisa Centro Memória Viva (CMV)- Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro-Oeste; do Observatório da Educação (Obeduc) e do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, reunindo uma pesquisa de mestrado e outra de iniciação científica, e tem como objetivo acompanhar a formação continuada dos profissionais que atuam na experiência da Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de EJA - Formação Continuada Inicial/Ensino Fundamental (Proeja-FIC) financiada pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizada em dez escolas na Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME), com foco na construção do currículo integrado. O trabalho é pautado no referencial freireano e de autores que discutem o mundo do trabalho na perspectiva omnilateral, integral e interdisciplinar. O acompanhamento da experiência, desde 2012, apresenta que os índices de evasão nas turmas do Proeja-FIC/Pronatec são menores que das demais turmas da EAJA na SME. A construção do currículo integrado, por meio de eixos temáticos e regências compartilhas, tem sido um desafio enfrentado pelas escolas que compõem a experiência, em especial a que temos acompanhado nos momentos de formação continuada e planejamento interdisciplinar, que são realizados no horário de trabalho dos professores da educação básica e educação profissional.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDREOLA, B. Carta de Paulo Freire às educadoras e aos educadores do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001 (mimeo).

BRASIL, Ministério da Educação. Documento Base. Brasília: MEC, 2009.

CIAVATTA, Maria. Educação Básica e Educação Profissional – descompassos e sintonia necessária. In: EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília, Liber Livro, 2012, p. 67-99.

CUNHA, Alda Maria Borges et al. Alfabetização de Jovens e Adultos: política pública e movimento popular. In: Cad. Cedes. Campinas, vol. 27, n. 71, p. 19-38, jan./abr. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br, acesso em 04/08/2014.

DAVINI, Maria Cristina. Currículo Integrado. Brasília, 1983. (Adaptação e resumo por José Paranaguá de Santana).

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. O Proeja e o direito à formação integrada: limites, avanços e possibilidades de implantação. In: EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília, Liber Livro, 2012, p.101-120.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

______. Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes Jovens e Adultos. Proposta Político Pedagógica da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos 2012-2014. Goiânia: SME, 2013.

LIPOVETSKY, Noêmia. Formação e trabalho docente: da crítica ideal à crítica construída. Goiânia, 2011. 237 f. Goiânia, Doutorado em Educação Brasileira (Tese), Universidade Federal de Goiás, 2011.

MACHADO, Maria Margarida, et al. Política de Educação de Jovens e Adultos em Goiânia-GO. In: HADDAD, Sérgio. Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos – EJA: Um estudo de ações do poder público em cidades de regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo: Ação Educativa: FAPESP, 2007, p.211-236.

RAMOS, Marise. CIAVATTA, Maria. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola. Brasília. v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: < http//www.esforce.org.br> acesso em: 25 set 2014.

RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. et al. A Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-Goiás/Brasil: um caminho na construção de políticas de Estado. Goiânia - GO, 2013.

______ et al. Regência Compartilhada: vivenciando o currículo integrado. In: OLIVEIRA, Edna Castro de, et al. (Orgs). Educação de jovens e adultos: trabalho e formação humana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

SILVA, Antônio Fernando Gouvêa da. A busca do tema gerador na práxis da educação popular. Organizadora: Ana Inês Souza. Editora Gráfica Popular, Curitiba, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.