Trabalhando a Diversidade no Projeto MOVA-Brasil

Geanne Campos, Daniela Rocha, Vania Thiele

Resumo


Este relato trata da experiência desenvolvida no estado do Rio de Janeiro nas formações de Educadores/as dentro do Projeto de alfabetização de jovens, adultos e idosos, MOVA-Brasil.

A metodologia adotada é embasada nos princípios filosóficos de Paulo Freire. As formações contribuem para preparar educadores/as em uma perspectiva de educação popular e libertadora, para que possam atuar nas salas de aula do projeto, distribuídas em comunidades tradicionais (Colônias de Pescadores, Quilombolas, Ciganas e Ribeirinhas), áreas rurais, periferias e favelas. E, fornece elementos que contribuem para uma análise do perfil destes/as profissionais de forma a auxiliar na construção de pautas que atendam às necessidades e especificidades dos grupos atendidos.

Tendo um quantitativo maior de mulheres negras presente no quadro de colaboradores/as do Polo Rio de Janeiro, ao longo das etapas do projeto, tornou se uma marca registrada deste Polo desenvolver um trabalho que garanta a práxis (reflexão-ação-reflexão) sobre as questões étnico-raciais e de gênero, para assim, contribuir no empoderamento destes segmentos.

A experiência, ainda, apresenta a necessidade e possibilidade de diálogo entre a alfabetização e o debate de temas relevantes da pauta social, com foco nas temáticas Relações Étnico-Raciais e de Gênero.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MOVA-Brasil. Marco Referencial do Projeto, 2013.

PEPP. Arquivos do Polo Rio de Janeiro: Pautas, Materiais e PEPPs do Polo Rio de Janeiro, 2012 a 2014


Apontamentos

  • Não há apontamentos.